"Investir na Festa de São Tiago é respeitar a tradição de um povo que ajudou a construir a identidade cultural desse estado. O Governo do Amapá procura fortalecer essa identidade, por meio de várias vertentes", destacou a secretária de Cultura, Clícia Vieira Di Miceli, ao avaliar as celebrações dos 247 anos da Festa de São Tiago.
Trazida da África no século 18, a festa remonta à fundação da Vila de Mazagão Velho pela Coroa Portuguesa, no ano de 1770. Atualmente, a tradição movimenta a comunidade em 12 dias de programação, que inclui a parte religiosa, cultural, e atrações artísticas no balneário às margens do rio Mutuacá.
O investimento do poder público é fundamental para manter a grandiosidade da festividade. A gestora lembrou que, pelo segundo ano consecutivo, o governador Clécio Luís determinou a mudança da sede administrativa para Mazagão Velho, demonstrando a importância da tradição.
O apoio do Governo do Amapá garantiu desde o translado das imagens de São Tiago e São Jorge para Macapá, até a festa das crianças, que encerrou a programação no último domingo, 28.
A festa é organizada pelo Instituto Cultural da Festa de São Tiago, com apoio da Prefeitura de Mazagão, e para a realização, uma grande frente de trabalho envolveu várias secretarias e órgãos de governo, que garantiu estruturas de som palco, sonorização, iluminação, arquibancadas, grades de contenção e cachês das atrações.
"Não é só uma festa para comunidade ou para o Amapá, mas sim para o Brasil, para a qual não só entregamos o recurso, mas ajudamos a construir e melhorar, a cada ano", pontuou Clícia.
Festa exclusiva para as crianças
A secretária Clícia reiterou o olhar especial que pelo segundo ano foi dado à Festa de São Tiago das crianças. Ela destacou a aquisição das indumentárias, cavalinhos de miriti e máscaras, assim como acontece com a programação dos adultos.
“Com muita satisfação e senso de responsabilidade o Governo do Estado abraçou a festa das crianças. Escutamos da comunidade que depois do dia 25, as estruturas eram desmontadas e a festividade dos pequenos ficava sem apoio. Entendemos que essa festa é tão importante quanto a dos adultos, pois um dia elas vão garantir a manutenção da tradição", ressaltou a secretária.
A Festa de São Tiago também conta com as figuras de São Tiago, São Jorge, Atalaia, Menino Caldeirinha e os mouros e cristãos. Elas encenam os episódios "montadas" em cavalinhos de miriti e enfeitados com papel de seda, confeccionados especialmente para os pequenos "cavaleiros".
Governo presente
Para apoiar a programação, o Governo garantiu esquema de segurança, com aumento em 44% do efetivo da Polícia Militar e do Bombeiro Militar; e com a Operação Lei Seca, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
Foram disponibilizados ainda 10 ônibus gratuitos da linha intermunicipal da região metropolitana Macapá/Santana/Mazagão, durante 6 dias, numa parceria entre a Secretaria de Estado de Transportes (Setrap) e os concessionários das linhas Viação Macapá e Turismo e Viação Lira de Ouro.
Além disso, a Agência de Fomento do Amapá (Afap) liberou linhas de créditos para financiar empreendedores e a Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), aplicou pesquisa de Faturamento e Ocupações Temporárias entre os empreendedores populares, artesãos e trabalhadores manuais que trabalharam na festa, para mensurar quanto estes três segmentos movimentaram em vendas.
Também foi feito o acompanhamento dos cavalos que integram a encenação, por meio da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária (Diagro). A Setrap intensificou os serviços de manutenção asfáltica, roçagem e retirada de entulhos nas margens das rodovias AP-010 e AP-020, que dão acesso ao distrito de Mazagão Velho.
Comentários: