O Governo do Amapá deu início à segunda etapa das obras de pavimentação asfáltica do ramal Porto do Céu, no bairro Coração, em Macapá. Serão pavimentados 6,1 km de extensão, beneficiando 18 comunidades rurais e ribeirinhas, que terão mais qualidade de vida e segurança na mobilidade.
Os serviços são realizados pela Secretaria de Estado de Transportes (Setrap). Neste momento, os trabalhos se concentram na topografia, drenagem e terraplenagem. Está é uma das principais fases, pois complementa a pavimentação de todos os 7 km de extensão do ramal.
O investimento é de R$ 13 milhões, fruto de emenda parlamentar articulada pelo senador Davi Alcolumbre, e contrapartida do Governo do Estado. A pavimentação do ramal Porto do Céu é uma reivindicação antiga da comunidade. O agricultor Ludoval Ferreira, de 65 anos, conta que toda a sua família nasceu e cresceu na região.
"Aqui é o local que todos nós amamos e nosso maior sonho será ver o asfalto passando em frente das nossas casas", declarou o agricultor.
O líder comunitário Hermes Lobato, de 65 anos, reforçou que, mesmo com as chuvas características do inverno amazônico, os serviços seguem com agilidade.
"É a primeira vez que temos uma gestão que está apoiando nossas reivindicações, a primeira etapa da pavimentação já foi entregue. E, agora, toda a comunidade está ansiosa para ver todo nosso ramal asfaltado, para que a gente possa trafegar com mais segurança", descreveu Hermes.
De acordo com o secretário de Transportes, Valdinei Amanajás, a obra está prevista para ser concluída no segundo semestre de 2024. Além da pavimentação asfáltica, o projeto prevê a construção de calçadas para pedestres, iluminação e sinalização horizontal e vertical de todo o trecho.
“É uma obra muito significativa para o desenvolvimento do Amapá, principalmente porque gera impactos positivos para o escoamento agrícola, e mais qualidade na trafegabilidade e mobilidade da população", explica o gestor.
Investimentos
A primeira etapa do serviço foi entregue para a população em dezembro de 2023, com pavimentação de cerca de 850 metros de extensão. O investimento foi de R$ 700 mil, do projeto Calha Norte, com emendas articuladas pelo deputado federal Vinícius Gurgel, mais contrapartida do Estado.
Desenvolvimento
Depois de concluída, a obra vai beneficiar as 18 comunidades do Coração, em Macapá, que tinham a pavimentação como uma demanda antiga, além disso vai facilitar o acesso de ônibus escolar, e gerar mais qualidade de vida e segurança na mobilidade da população. A primeira etapa dos serviços geraram cerca de 40 empregos diretos e indiretos.
Comentários: