O Governo do Amapá deu prosseguimento na terça-feira, 19, com os serviços de triagem odontológica na comunidade de Vila Maranata, no município de Mazagão. Os moradores da localidade recebem atendimentos do programa “Mais Sorrisos”. A iniciativa faz parte do Plano de Governo da atual gestão, que coloca a saúde como prioridade.
A ação conta com procedimentos de baixa e média complexidade, como extração, limpeza, tratamento de canal e restauração. O projeto é coordenado pela cirurgiã dentista e primeira-dama do Estado, Priscilla Flores, e conta com apoio do senador Randolfe Rodrigues, que destinou emenda de R$ 4 milhões.
"Essa é a primeira etapa do projeto, onde estamos realizando os procedimentos iniciais com cada morador da comunidade. Avaliamos a situação bucal, realizamos pequenas intervenções odontológicas, para depois, já iniciar de fato o tratamento. Assim conseguimos realizar procedimentos adequados e manter a saúde dental em dia", ressalta a cirurgiã-dentista e gerente de saúde bucal, Débora Bravo.
A partir desta quarta-feira, 20, além da etapa especializada do programa odontológico, também serão oferecidos exames laboratoriais, triagem clínica, atendimento pediátrico, nutricional e farmacêutico, coordenados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
Uma das pacientes atendidas pela triagem é a professora Edicleuma Viana, de 43 anos, que conta que há mais de dois anos não era atendida por dentistas. Moradora da comunidade desde a infância, ela explica que aproveitou a oportunidade para cuidar da saúde bucal.
"É um atendimento bem receptivo. Quando eu e outros vizinhos soubemos dessa ação, procuramos nos informar melhor e buscar atendimento. Há anos eu não visitava um dentista e agora posso me cuidar melhor. Posso resolver alguns problemas na boca e ficar despreocupada", afirmou a professora.
Mais Sorrisos
O Mais Sorrisos é uma iniciativa do Governo do Amapá voltada às pessoas que vivem nas regiões mais distantes. A força-tarefa começou em 2023, com 40 mil atendimentos na aldeia indígena Aramirã, onde vive parte do povo Wajãpi, no município de Pedra Branca do Amapari.
Além da Vila Maranata, comunidades adjacentes, localizadas na foz do Rio Ajuruxi, também receberão os serviços de saúde, garantindo o acesso a toda a população.
As equipes estarão dispostas em dois ambientes, a Unidade Básica de Saúde Fluvial, cedida pela Prefeitura de Mazagão, que também apoia o projeto, e a Escola Municipal Comunidade Maranata. A ação contará com a participação do projeto "32 Amazônia", que reúne profissionais que irão integrar as equipes de atendimento especializado.
Comentários: