O governador do Amapá, Clécio Luís, acompanhou nesta segunda-feira, 21, a fase final da segunda etapa de pavimentação asfáltica no ramal Porto do Céu, em Macapá, que concentra serviços de terraplanagem e aplicação do asfalto. Com 6,4 quilômetros de extensão, a obra vai beneficiar 18 comunidades rurais e quilombolas da região com mais qualidade de vida, atendendo a uma antiga reivindicação da população local.
“Concluímos a primeira etapa, e agora na segunda, com as máquinas avançando a todo vapor, falta menos de 1 quilômetro. Não estamos trazendo só o asfalto, mas tudo o que ele representa: mais mobilidade, segurança, oportunidades de trabalho e novos negócios, facilitando o escoamento de produtos, tornando o sonho da população uma realidade”, destacou o governador Clécio Luís.
Com a conclusão da imprimação e compactação do solo em toda a extensão da estrada ainda nesta semana, a obra irá avançar para a construção de calçadas, instalação de iluminação pública e sinalização horizontal e vertical. Os trabalhos estão sendo executados pela Secretaria de Estado de Transportes (Setrap).
A presidente da comunidade quilombola São José do Matapi, Maria das Dores, ressaltou a importância do ramal para diversas comunidades da região. Ela contou que, por muitos anos, os moradores reivindicaram a pavimentação, que agora trará benefícios significativos, como o acesso mais fácil à educação e à saúde, além da melhoria nas condições de transporte, facilitando o deslocamento para Macapá e Santana.
“Eu moro aqui desde quando eu nasci, e antes esse ramal era pequeno, depois ele aumentou e virou uma estrada, necessitando de pavimentação. Com o asfalto, a linha de ônibus vai entrar, vai diminuir a poeira no verão e a lama no inverno, as nossas crianças e adolescentes vão conseguir fazer uma faculdade na Zona Metropolitana, vamos ter acesso mais rápido aos serviços de saúde, enfim, em todas as áreas vai melhorar bastante”, contou Maria
O investimento é fruto de emenda parlamentar articulada pelo senador Davi Alcolumbre, e contrapartida do Governo do Estado. A primeira fase da obra, entregue em dezembro de 2023, contou com emenda parlamentar do deputado Vinícius Gurgel e gerou cerca de 40 empregos diretos e indiretos.
Comentários: