Jornal Dos Municípios

Quinta-feira, 10 de Julho de 2025

Notícias/Governo do Amapá

'Fizemos muito em dois anos, imaginem o que seremos capazes de realizar ainda', destaca governador Clécio Luís na 14ª Comissão Mista Transfronteiriça

Reunião bilateral segue nesta quinta-feira, 12, em Caiena, com ampla participação da delegação amapaense.

'Fizemos muito em dois anos, imaginem o que seremos capazes de realizar ainda', destaca governador Clécio Luís na 14ª Comissão Mista Transfronteiriça
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Liderando uma delegação do Amapá com 50 integrantes, o governador Clécio Luís co-preside nesta quinta-feira, 12, em Caiena, capital da Guiana Francesa, a 14ª Reunião da Comissão Mista Transfronteiriça (CMT), que reúne autoridades do Brasil e da França para tratar de avanços para ambos os povos. O evento iniciou na quarta-feira, 11, e ao lado do diretor do Departamento de Europa do Itamaraty, Flavio Goldman, o chefe do Executivo do Amapá exaltou os avanços já obtidos com a retomada da cooperação, desde 2023.

"Esta CMT vive um momento muito produtivo para os dois lados. Tudo aqui nos une, e as barreiras que existiam e que eventualmente ainda existem vão sendo superadas uma a uma, para a felicidade dos nossos povos. Fizemos muito em apenas dois anos, saindo da estagnação para a esperança e do silêncio para o diálogo. Se conseguimos tanto em tão pouco tempo, imagine o que seremos capazes de realizar ainda nos próximos anos, sendo fiéis à escuta e ao respeito mútuo. A fronteira não é um fim em nada, a nossa fronteira é o começo de tudo", afirmou o governador.

O Brasil e a França possuem uma fronteira em comum, por meio do rio Oiapoque, que divide os territórios do estado do Amapá, no Norte do Brasil, com a Guiana Francesa. A proximidade entre os povos, os desafios que se impõem e as soluções vivenciadas na região geraram a criação da CMT, um diálogo diplomático em prol da paz, da dignidade e, sobretudo, do desenvolvimento de ambas as populações.

Publicidade

Leia Também:

Participam da 14ª CMT secretários do Governo do Amapá, lideranças políticas, lideranças regionais e representantes da sociedade civil para debater e alinhar ações conjuntas voltadas ao desenvolvimento socioeconômico da faixa de fronteira. Do lado brasileiro, a mesa é copresidida pelo governador Clécio Luís e pelo diretor do Departamento de Europa do Itamaraty, embaixador Flavio Goldman. Do francês, a mesa é copresidida pelo diretor adjunto das Américas e do Caribe no Ministério da Europa e dos Negócios Estrangeiros, Jèrôme Audin, e pelo prefeito da Guiana, Antoine Poussier.

"As visitas recíprocas dos presidentes Macron e Lula, em 2024 e 2025, empreenderam um novo dinamismo à nossa parceria estratégica, que reforçaram a excelência de nossa cooperação bilateral, cujo reflexo mais tangível e humano se dá exatamente aqui na Guiana Francesa e no nosso Amapá. Temos plena convicção de que esta edição da CMT estará à altura do êxito da visita presidencial, e de que a regularidade dos nossos encontros será chave para avanços concretos e duradouros", citou o embaixador Goldman.

Para os amapaenses, o encontro ocorre em momento de grande celebração pelo mais relevante avanço da cooperação, anunciado no dia 5 de junho pelo presidente francês, Emmanuel Macron: a isenção da obrigatoriedade do visto para brasileiros entrarem no território da Guiana Francesa.

"Com emoção, celebramos a decisão histórica da isenção do visto, gesto que eu gostaria de nominar como 'a ponte definitiva'. Agora, sim, a ponte que liga a Guiana Francesa e o Amapá foi concluída definitivamente, não só na sua estrutura física, mas na sua estrutura humana. Como diz um empresário de Oiapoque, a queda da exigência do visto equivale à queda do Muro de Berlim, na Alemanha, que separava dois povos irmãos. Para nós tem essa relevância", evidenciou Clécio Luís.

Em 2024, a 13ª reunião da CMT foi realizada em Macapá e durante três dias de atividades debateu e encaminhou mais de 20 medidas de cooperação, como a ampliação das permissões de trânsito na Ponte Binacional, em Oiapoque, a criação de escolas bilíngues e a implementação de um Centro de Cooperação Policial entre as fronteiras.

Comissão Mista Transfronteiriça

Criada a partir do Acordo de Cooperação Brasil-França de 1996, a CMT é o principal mecanismo bilateral para tratar temas de interesse mútuo nas áreas de saúde, educação, meio ambiente, segurança, cultura e relações comerciais. A iniciativa reconhece e estimula a atuação paradiplomática, conforme previsto no Artigo 2º do protocolo adicional ao Acordo-Quadro de Cooperação sobre Cooperação Descentralizada, firmado em 2008 e promulgado pelo Decreto nº 9.139, de 2017.

"Nossa missão é clara: fazer da fronteira uma ponte, não uma linha de divisão, promover o que temos em comum, respeitando nossas diferenças, e construir um relacionamento forte e duradouro, que sirva o nosso povo. Na Guiana Francesa, acreditamos nesta cooperação. Temos muito a construir juntos", disse, em português, o representante da Coletividade Territorial da Guiana (CTG), Thibault Lechat-Vega.

Após um intervalo de quatro anos sem reuniões, a CMT foi retomada em 2023 na cidade de Caiena, na Guiana Francesa, com a presença do governador Clécio Luís. O encontro ocorre alternadamente entre o Brasil e a França, e em 2024, o estado brasileiro voltou a ser sede da comissão, demonstrando seu protagonismo na agenda internacional e o compromisso com a integração regional.

Comentários:
Genesis Comunicação

Publicado por:

Genesis Comunicação

Saiba Mais

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )