Durante a programação do Startup20 no Amapá, diferentes delegações internacionais apresentaram ao governador, Clécio Luís, soluções inovadoras que podem ser replicadas no estado amazônico, beneficiando a população. Em busca de parcerias, os representantes da África do Sul trouxeram projetos exitosos e de baixo custo nas áreas de saúde pública, vacinação animal e bioenergia.
Entre as iniciativas, está a reprodução de próteses e equipamentos médicos a partir da impressão em 3D. O serviço é disponibilizado pela startup South Africa Makes e pode ser adaptado à realidade amapaense, atendendo, principalmente, moradores de regiões mais distantes. A empresa também produz modelos anatômicos voltados a estudantes do setor da saúde.
“Entre nossos produtos, está um aparelho para casos de obstrução da respiração. Ele pode ser reproduzido em comunidades de difícil acesso, como regiões indígenas e quilombolas. É uma produção sustentável, sem desperdício!”, detalhou a co-fundadora da startup, Cherise Dunn.Os sul-africanos demonstraram, ainda, interesse em parcerias para realizar pesquisas sobre o potencial da produção de biocombustível a partir das plantas encontradas no Amapá e apresentaram uma técnica que permite conservar vacinas com maior segurança em temperaturas superiores a 37º C.
O diretor executivo Zipho Zwane é representante da Agência de Tecnologia e Inovação, uma entidade do governo sul-africano que oferece apoio financeiro e orientação a negócios com potencial inovador. Para Zwane, o Brasil e a África do Sul possuem grandes semelhanças geográficas, sociais e históricas, o que potencializa as possibilidades de parcerias entre as startups.
“Eu acho que é possível conectar nossas startups para transferir habilidades e conhecimentos que possam solucionar nossas dificuldades. Em muitos aspectos, o Brasil é como a África do Sul, nós temos muitos valores e muita história compartilhada. Estar aqui no Amapá é como estar em casa!”, pontuou Zwane.Ao conhecer as iniciativas, Clécio Luís explicou aos sul-africanos que as startups, como empresas inovadoras com foco em solucionar problemas, fazem parte da estratégia do Governo do Amapá em busca do desenvolvimento socioeconômico aliado à preservação ambiental.
“Queremos usar nossos bons indicadores ambientais para promover o desenvolvimento social. Os caminhos apresentados pelas startups são o que buscamos. Por isso é tão importante a vinda de vocês! Temos muito interesse em continuar mantendo o diálogo com a África do Sul. Isso representa o compromisso mútuo em colaborar com a inovação”, pontuou Clécio Luís.
Ao longo da programação do Startup20, Clécio Luís também se reuniu com delegações de países como Suíça e Estados Unidos.Mais startups
O prefeito de Santana, Bala Rocha, participou da reunião bilateral e detalhou que o segundo maior município do Amapá trabalha na expansão das startups.
“É muito interessante conhecer essa experiência porque recentemente o município de Santana concedeu redução de impostos para startups. Queremos expandir essas ideias na nossa cidade”, detalhou Bala Rocha.
Também presente no encontro, o presidente do Sebrae Amapá, Josiel Alcolumbre, reconheceu a necessidade de usar as ideias inovadoras em benefício da população.
“O Sebrae está à disposição para manter a relação iniciada hoje”, avaliou Alcolumbre.
O Startup20, maior evento internacional de inovação, sustentabilidade e tecnologia, foi realizado pela Associação Brasileira de Startups, em parceria com o Governo do Amapá e Sebrae.
Comentários: